quarta-feira, 8 de junho de 2016

Vegetarianismo mostra-se popular no Brasil


Larissa Pessi


Já em 2007 a IPSOS, terceira maior empresa de pesquisa do mundo, verificou a tendência ao vegetarianismo: 28% da população brasileira declarou querer reduzir o consumo de carne. De fato, o interesse em tal dieta aumentou no Brasil, declarado como o segundo país no ranking mundial com mais adeptos, 8% (cerca de 15,2 milhões de pessoas - IBOPE, 2012). Em Fortaleza (CE), 14% da população se declarou vegetariana, maior quantidade no país, seguida por Curitiba (11%), e Brasília, Recife e Rio de Janeiro (10%). Porto Alegre, assim como o Estado do Rio Grande do Sul, aparece com 6% de sua população total adepta ao vegetarianismo, menor índice entre as áreas pesquisadas pelo IBOPE.




A pesquisa também revelou que 10% das pessoas entre 65 e 75 anos aderem a esta dieta, percentual maior que o das mulheres e dos homens de 20 a 24 anos e de 35 a 44 anos - 7%.

E os motivos para a mudança dos hábitos alimentares vão além das razões éticas, ambientais e sociais. Parar o consumo de carnes e derivados também surge como alternativa a pessoas intolerantes à lactose (70% dos brasileiros adultos) e alérgicas a produtos de origem animal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário